Estar com Gourmet e Adega



  Um espaço "vivo", cheio de personalidade devido ao acervo de peças inusitadas garimpadas, customizadas e obras de arte como as esculturas de Joaquim Tenreiro da década de 70, combinados com elementos presentes do mundo contemporâneo. Assim é o Estar com Gourmet e Adega, assinado por Romero Duarte & Arquitetos na Casa Cor Pernambuco 2019. "Trabalhar  o inusitado, o garimpado, é o nosso diferencial como escritório de arquitetura. Já não olhamos as coisas como elas se apresentam, mas da maneira como podemos transformá-la", revela Romero.
  Além de projetar o espaço, o arquiteto criou um lustre inusitado com  metal e vidro de luminárias (da Studiolamp) que desconstruiu e inseriu um galho de goiabeira para dar um ar mais informal e exclusivo para a peça, que na ponta repousa um pássaro de cerâmica negra. Customizou uma peça artesanal de palha de palmeira com pintura azul (da Região Norte do Brasil) colocando uma base de acrílico com haste de inox para dar um caráter escultório. "As nossas interferências norteiam as finalizações dos nossos projetos, afastando da produção massificada de projetos locais, adicionando esses toques especiais", ressalta Romero. 
   Na mesa o arquiteto montou uma composição inusitada com coco seco e tiras de corda com sementes (artesanato da Região Norte do Brasil).  Decorou o centro com caixas de acrílico contendo torneiras desadoras, cunhas de madeira (rolhas) de barricadas e parafusos de uma antiga vinícola portuguesa, além de ferramentas usadas para furar madeira proveniente da mesma vinícola. "Como nosso ambiente tem adega, garimpamos estas peças para dar um ar especial e um toque de coleção na nossa mesa de centro" , destaca o arquiteto. 
  O inusitado não para por aí. O espaço também dispõe de peças decorativas como redomas de vidro contendo sementes. E colares de madeira (artesanato da comunidade de Guaíba, do Rio Grande do Sul) foram colocados em quadros pretos com frente de vidro valorizando ainda mais as peças.  

    









Fotos: Keuly Valois

Comentários