A importância do presépio na decoração de Natal





    Para quem entende a importância do dia 25 de dezembro, sabe que ter um presépio na decoração é essencial. É uma montagem com várias peças que retratam o momento do nascimento de Jesus. E segundo a tradição cristã, também existe um dia para montar, que é o terceiro domingo do Advento ( período de quatro semanas que antecede o nascimento de Cristo). Em 2019, é no dia 15 de dezembro.
  A história conta que o primeiro presépio foi montado no século XIII, por São Francisco de Assis, que queria celebrar o nascimento de Jesus de uma maneira diferente e inovadora. Contudo, a igreja não aprovava representações das cenas bíblicas. Assim, o jeito encontrado pelo frade foi representar por meios de pessoas e animais reais, mas sem nenhum tipo de interpretação. A cena foi montada de modo estático em Gréccio, na Itália. Daquela época em diante, montar presépio no Natal se tornou uma tradição na Europa, mais tarde no resto do mundo e começou a ser montado com bonecos e estátuas dos mais variados materiais.
 Cada uma das peças colocadas no presépio simboliza algo importante. A figura do menino Jesus, o filho de Deus,  é a mais importante e é por ele que o Natal existe. Maria, a mãe de Jesus, representa a força e o amor ao carregar o filho de Deus no ventre. José, o pai de Jesus na terra, escolhido por Deus, é exemplo de dedicação e amorosidade ao criar o filho de Deus. A manjedoura, local onde Jesus foi colocado ao nascer, simboliza a humildade de Jesus. A estrela, que guiou os três reis magos até o local do nascimento do menino Jesus, representa a luz de Deus que conduz o homem pela terra. Os anjos, mensageiros de Deus que anunciaram o momento do nascimento de Jesus, são responsáveis por trazerem a boa nova para o mundo. Os três reis magos ( Melchior, Baltazar e Gaspar) foram até o local onde Jesus nasceu levando para o menino incenso ( para simbolizar a fé), mirra (indicando os caminhos tortuosos que o menino haveria de passar) e ouro (representando a origem real e nobre de Jesus). Os pastores e animais reforçam a simplicidade do Cristo.
 Por representar a simplicidade, o presépio não deve ser muito sofisticado com tantas luzes e enfeites. Quanto mais simples for, mais se aproxima da realidade de Jesus. Nesse post vou te apresentar algumas ideias criativas para montar um presépio. Podem te dar várias inspirações legais para fazer com itens que você pode ter em seu lar. Afinal, os melhores enfeites são aqueles que podemos fazer de forma simples e fácil. 














Fotos: reprodução via Pinterest






Comentários