As altas temperaturas registradas em todo o Brasil nesse verão pedem por lares mais frescos e com boa circulação de ar. Por isso, comecei a procurar alternativas para refrescar o lar sem o uso de ventiladores e do ar condicionado.
A primeira coisa que descobri é que o excesso de objetos pode deixar o lar mais abafado. Que é melhor reduzir a quantidade de elementos nos ambientes. Depois avaliar o posicionamento dos móveis. Algumas peças podem estar atrapalhando a passagem do vento.
Ao pintar o lar precisamos ter em mente que as cores claras contribuem não só para a sensação de tranquilidade, como também para refrescar, pois refletem a luz e retêm menos calor .
O piso também pode influenciar e muito na sensação térmica. Elementos como carpete devem ser evitados. Para ambientes mais frescos a melhor opção é optar por pisos frios, como porcelanato, pedras em geral, cerâmica ou cimento queimado que deixam o lar mais fresco que os pisos em madeira. Afinal, um dos prazeres do verão é pisar descalço no chão geladinho e refrescante.
Outra recomendação durante tempos de calor é guardar mantas de sofá, tapetes, capas de almofadas, cortinas e outros itens feitos em tecidos quentes. Optar por materiais mais leves e naturais como algodão, a seda e o sisal, que reduzem a absorção de calor e a sensação de abafamento. Aproveitar para explorar almofadas coloridas e com estampas de flores e folhagens alusivas ao verão.
Tapetes
Quando o assunto é tapete, todo mundo associa a peça ao aconchego que eles proporcionam no inverno. No entanto, no verão vale tirar o tapete , deixar o espaço mais fresco por conta do piso livre. Mas, se você acha que uma sala de estar sem tapete fica vazia e sem vida, existe diversos tipos de tapetes se adequam bem à estação, feitos em fibra natural, sintética, chenile, náilon, entre outros materiais mais leves.
Cortinas
Falando especificamente das cortinas, uma dica que ajuda muito a refrescar o lar, é mantê-las fechadas nas horas mais quentes do dia. E que elas sejam claras e fluídas, evitando que os raios solares batam diretamente nos cômodos, em contra partida, não afete a iluminação natural. Nas janelas pode usar uma combinação de voil com blackout, desde que a parte branca fique virada para o lado de fora, assim o calor será refletido para o exterior. Outra opção é colocar películas de controle solar reflexivas nos vidros das janelas, assim os fachos de luz solar vão bater e voltar. Essas medidas também evitam que os móveis fiquem expostos ao sol, porque eles acumulam muito calor e podem danificar.
Iluminação
Iluminar os ambientes com lâmpadas de LED é outra medida importante para deixar o lar mais fresco. As lâmpadas convencionais tendem a esquentar mais para produzir luz. Já as de LED têm tecnologia que reduz o calor com baixo consumo de energia. Além disso, duram mais, sendo mais vantajoso para o meio ambiente.
Aproveitar que estamos adaptando o lar para o verão, uma boa alternativa é criar um cantinho verde. Ter plantas naturais dentro do lar é mais uma forma de refrescar. Isso acontece porque elas liberam oxigênio durante o dia, além de contribuírem para a limpeza do ar. Porém apenas um vaso não fará muita diferença, é preciso ter algumas plantinhas para sentir a mudança na temperatura.
Aromas
Mas, além da decoração, nada melhor do que você chegar em seu lar e ser imerso numa sensação de bem-estar, que deixa pra fora qualquer desconforto causado pelo calor excessivo. Uma dica é optar por difusores de aromas com fragrâncias que remetem à natureza.
Fontes de água
Outra ideia são fontes de água, que também podem ter efeitos relaxantes. Elas funcionam em qualquer época do ano, remetendo à natureza e tranquilidade, mas no verão a movimentação da água também contribui para ambientes mais fresquinhos e úmidos.
Gostou das dicas?
Decida o que você pode mudar em seu lar para deixá-lo mais fresco e curta o verão.
Imagens via Pinterest
Comentários
Postar um comentário